"Ser educador é ter olhos molhados de esperança e adormecer com problemas,na certeza de que a solução madrugará no dia seguinte."

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

22 de Agosto Dia Nacional do Folclore

Olá amigos (as)!
No próximo dia 22, comemoramos o dia do Folclore, e é muito importante que façamos o resgate histórico destas lendas  com os nossos alunos, pois na maioria das casas, a televisão impera e conversas como aquelas de antigamente, ao redor do fogão a lenha, onde as crianças ficavam morrendo de medo das criaturas fantásticas que os avós juravam ter visto, já não existem mais...
Todos os anos, para comemorar esta data tão importante da história do nosso país, faço uma roda de folclore com os meus alunos... combino com eles que cada um pesquisará em casa sobre alguma lenda folclórica que os pais ou avós conheçam, e cito algumas: lobisomem (alguém sempre tem uma história assustadora para contar), Saci-Pererê (esta fica fácil, pois eles logo remetem ao Sítio do Pica-Pau Amarelo), Iara, Negrinho do Pastoreio, Boto Rosa, Mula Sem Cabeça, Curupira (adoro abordar o tema ecologia, consciência ecológica contando a lenda do Curupira)... Há tantas outras....
No dia combinado, todos nos sentamos em um círculo e cada um conta a história que ouviu em casa... é uma delícia... claro que eu sempre finalizo com uma história horripilante que minha mãe jura ser verdade... e pior é que eu acredito nela... ela é tão convincente... mas esta história fica para o proximo post.
Bom, e como não poderia deixar de ser, podemos ainda, montar um livrinho ilustrado com alguns personagens, aí está uma pequena amostra do que consegui na internet... Espero que gostem!!


Beijinhos açucarados!!!

2 comentários:

  1. Pris...
    adorei seu blog, adorei a sua iniciativa!!!!
    Suas mãos sempre foram adoráveis para fazer coisas lindas!!!!
    Que legal que vc decidiu compartilhar conosco sua criatividade!
    PArabéns e vida longa neste universo bloguistíco
    beijocas para você

    ResponderExcluir
  2. oi,Pris!!parabéns seu blog é fantástico,que Deus te abençoe sempre.
    E obrigada por compartilhar seus conhecimentos
    bjks
    Edivânia silva

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!!